Aneurismas Arteriais


Aneurisma é a dilatação anormal e permanente de um determinado segmento de uma artéria. A origem desta dilatação é o enfraquecimento da parede do vaso, que pode ser congênito (presente desde o nascimento), ou secundário a outras doenças. Qualquer artéria pode ser acometida (por exemplo, nos membros inferiores ou cérebro), mas o local onde ocorre com maior frequência é na aorta abdominal. 


Uma vez que a parede do vaso torna-se mais fraca, ela cede à constante pressão do sangue em seu interior e se dilata, aumentando de diâmetro. Essa dilatação tende a ser progressiva, podendo ocasionar a trombose ou a rotura da artéria, situações sempre de extrema gravidade, que podem culminar com o comprometimento da circulação local e consequente risco de perda de um membro (amputação) ou levar à morte do paciente por hemorragia, mesmo antes que ele consiga chegar ao Hospital. 

Deve-se chamar atenção que frequentemente esta é uma doença silenciosa, com ausência de sintomas em grande número de casos. Ou seja, o paciente com aneurisma nada sente no início, aparecendo manifestações apenas tardiamente, muitas vezes levando a situações de emergência. Todo aneurisma deve ter a avaliação do Angiologista / Cirurgião Vascular para que seja tratado adequadamente, de forma a evitar complicações.