Membro do Grupo IZI recebe prêmio internacional por trabalho apresentado no CICE 2012


   Mestre em Ciências Cirúrgicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o médico baiano Maurício Aquino foi um dos premiados na categoria Temas Livres, na nona edição do Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular (CICE 2012), um dos mais importantes na área de cirurgia endovascular da América Latina, realizado em abril.

    Maurício Aquino foi premiado com o projeto que desenvolve um modelo nacional de Stent de tripla camada para correção de aneurisma, pesquisa realizada pelo programa de mestrado na UFRGS, inédita no Brasil e ainda em fase experimental. Além dele, mais dois trabalhos receberam o Prêmio Edward B. Diethrich, ambos da Universidade de São Paulo (USP), renomada universidade do país e uma das principais da América Latina.

     Uma curiosidade é que o trabalho em questão foi realizado em parceria com o Centro de Cirurgia Experimental e Biotério da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), sendo que a dissertação de Mestrado dele foi defendida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

    Mas até chegar a premiação o caminho não foi nada fácil. Maurício Aquino conta que “dentre os mais de 400 trabalhos enviados este ano para serem apresentados no congresso, apenas oito foram selecionados para disputar o prêmio, entre os quais dois eram trabalhos meus, único que concorreu com mais de um trabalho”, afirmou. “Foi uma alegria imensa ter esse reconhecimento no CICE. O prêmio Diethrich é conferido aos melhores trabalhos do Congresso que é atualmente considerado o mais importante para a Cirurgia Endovascular”, concluiu.

Texto: Marcelo Issa - Assessoria de imprensa