O que são as especialidades de Angiologia, Cirurgia Vascular e Endovascular?

Essa especialidade e suas áreas de atuação são responsáveis pelo tratamento das doenças que acometem os sistemas arterial, venoso e linfático. São diversas as doenças que envolvem esses sistemas, sendo varizes a mais conhecida. Podemos citar, ainda, doenças como microvarizes, linfedema, erisipela, aneurismas, trombose, doença obstrutiva das artérias da perna entre outras.

O angiologista/cirurgião vascular é o médico capaz de reconhecer essas doenças, fazendo o diagnóstico correto e indicando o tratamento necessário que pode ser comportamental, medicamentoso ou cirúrgico.

Quando esse médico detém conhecimento das técnicas endovasculares, pode utilizar-se dessas recentes técnicas minimamente invasivas para realizar procedimentos cirurgicos com tempo de recuperação mais rápido, incisões menores ou ausentes, menor tempo de UTI, internações mais rápidas entre outras vantagens.

É importante que esse especialista tenha uma boa formação na área de angiologia/cirurgia vascular e endovascular/angiorradiologia se mantendo sempre atualizado para que possa atender com respeito, diagnosticar com sabedoria, orientar com paciência e tratar com precisão todos que necessitem.