Aterosclerose das Artérias Renais

As artérias renais são vasos que saem da aorta, levando sangue para ser filtrado pelos rins. Algumas pessoas podem ter essas artérias obstruídas pelo acúmulo de placas de colesterol e cálcio, diminuindo o fluxo de sangue para os rins. As principais causas dessa obstrução são: idade avançada, diabetes, hábito de fumar, hipertensão, colesterol elevado, obesidade, sedentarismo e história familiar de aterosclerose.

Na maioria dos pacientes esta obstrução não apresenta sintomas, sendo descoberta ocasionalmente quando se investiga outra doença vascular. O principal sintoma é a presença de hipertensão de difícil controle com remédios, geralmente sendo necessário o emprego de mais de dois tipos de medicação em doses elevadas na tentativa de controle dos níveis pressóricos.

Quando existe a necessidade de intervenção, o tratamento atualmente é realizado por técnica minimamente invasiva, por cateterismo da artéria renal, realizado através de uma punção na virilha. O tratamento da aterosclerose das artérias renais pode evitar a perda de um rim e melhorar o quadro da hipertensão arterial em alguns pacientes, com redução das medicações em uso para controle da hipertensão.

O paciente deve ser avaliado precocemente pelo Angiologista / Cirurgião Vascular para o diagnóstico preciso do grau de obstrução e definição da necessidade de intervenção, a fim de preservar uma função renal adequada.