Aterosclerose das Carótidas

A insuficiência vascular cerebral (obstrução dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro) é a terceira causa de morte na população adulta. 

As artérias carótidas, juntamente com as artérias vertebrais, localizadas no pescoço, são responsáveis em garantir o adequado fluxo sanguíneo para o cérebro. A obstrução desses vasos, com consequente redução do fluxo, pode provocar o acidente vascular cerebral (AVC), cujo prejuízo ao cérebro dependerá do tempo de duração e da localização da obstrução. Pode ocorrer desde pequenas alterações nas vistas e desmaios, até paralisias (transitórias ou permanentes) ou mesmo a morte. 



O tratamento necessário poderá ser medicamentoso ou intervencionista (com cirurgia ou angioplastia), a depender do grau de oclusão dos vasos e intensidade dos sintomas. A melhor conduta é a prevenção, buscando a orientação de um Angiologista / Cirurgião Vascular. O especialista também é o médico mais indicado para, nos casos da necessidade de intervenção, decidir qual a melhor técnica a ser utilizada (cirurgia ou angioplastia).